26 de julho de 2010

“Os Bichos” da Serra da Gardunha

A Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, vem por este meio divulgar uma iniciativa do GEGA - grupo que há muitos anos recolhe e preserva património material e imaterial do território da Serra da Gardunha.

«A Associação de São Vicente da Beira, concelho de Castelo Branco, GEGA – Grupo de Estudos e Defesa do Património Cultural e Natural da Gardunha, é parceira no projecto “Os Bichos”, uma iniciativa do Museu da Ciência de Coimbra e do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa.
O GEGA pretende tratar o tema “Os Bichos” da Serra da Gardunha.
O projecto enquadra-se no Ano Internacional da Biodiversidade.
A direcção da associação explica que “esta é uma forma de valorizar o património imaterial que, tantas vezes, fica esquecido por não ser visível e imediatamente identificável. As tradições e os costumes que se relacionam com actividades práticas, seja da agricultura ou da religião, têm sido, em boa medida, mantidas e prorrogadas no tempo. No entanto, as memórias de uma comunidade perdem os seus contornos mais facilmente. A participação nesta iniciativa permitir-nos-á trabalhar nessa área o que é igualmente interessante pelo facto de existir na freguesia uma população marcadamente envelhecida e com muitas memórias para deixar às novas gerações. (...)».




        

Sem comentários:

Publicar um comentário