18 de agosto de 2010

Atitudes sustentáveis

Diariamente as nossas atitudes e escolhas têm um impacto no ambiente, seja no desperdício ou na preservação dos recursos naturais do nosso planeta. Lembre-se: os seus pais entregaram-lhe um planeta onde você pode viver. Como é que você vai entregá-lo aos seus filhos?







Reduzir o consumo de água:


  1. Banhos de banheira consomem aproximadamente três vezes mais água do que os de chuveiro, por isso, evite o seu uso frequente.

  2. Diminua o tempo do seu banho. Em cada minuto, você utiliza 16 litros de água, ou seja, cada minuto a mais do seu banho consome a quantidade de água que uma pessoa bebe em 8 dias.

  3. Economize água utilizando apenas a vassoura para manter o terraço limpo em vez da mangueira. Caso haja necessidade de lavar o terraço, utilize água colectada da chuva.

  4. Colecte água da chuva que escorre pelas calhas para regar as plantas, lavar o terraço e o carro.

  5. Ao lavar o seu carro, use a água num balde em vez da mangueira.

  6. Se costuma regar o jardim, faça isso no final do dia ou bem cedo, evitando assim que o calor do sol evapore a água utilizada.

  7. Feche a torneira ao lavar os dentes ou fazer a barba.

  8. Utilize uma bacia ou a própria cuba da pia para lavar frutas e legumes. Lavando-os sob uma torneira aberta, muitos litros de água serão gastos sem necessidade.

  9. Torneiras a pingar causam um enorme desperdício de água. Certifique-se de que as torneiras ficam bem fechadas.

  10. Para lavar a louça, utilize uma bacia com água para ensaboar e outra para enxaguar.

  11. Coloque uma garrafa de água de 1,5 litros dentro do autoclismo de forma a evitar desperdício de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário